Santista se candidata a vereador em cidade do litoral baiano
- Vítor José Leutz
- 6 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de nov. de 2020
Dentista, Maurício Rodrigues dos Santos, quer assumir a responsabilidade de mudar uma cidade, começando pela educação
Por Vitor Leutz
Dá para nascer em uma cidade e ser candidato a vereador em outra? A pergunta assusta, mas sim, dá! Claro que há regras, ou seja, não é tão fácil assim. Para se candidatar a vereador, o cidadão precisa ter o domicílio eleitoral na cidade em que pretende concorrer até um ano antes da eleição, além de estar filiado a um partido político, ser maior de 18 anos, alfabetizado e estar em dia com a Justiça Eleitoral.

Maurício Rodrigues dos Santos nasceu em Santos e se formou dentista na Universidade Metropolitana aos 21 anos. Em 2005, começa sua história com a cidade de Belmonte na Bahia. Seu irmão mais novo, Murilo, foi o primeiro a conhecer o lugar, recebeu uma proposta de trabalho, e assim foi para Bahia. Mas por ser um município pequeno, resolveu não ficar.
Já Mauricio foi para conhecer o lugar e logo se apaixonou. Por ser muito comunicativo e simpático, encontrou ali pessoas que queriam ser atendidas por ele. Por conta desses pacientes, surgiu a oportunidade de atendê-los em Porto Seguro, que fica a 1h30 de Belmonte.
Mas, logo isso mudou. Um amigo alugou o consultório de um dentista na cidade e, assim, Mauricio atendia seus pacientes a partir das 18 horas até meia noite. Todavia, como nem tudo são flores, depois de três meses ocorreram alguns problemas e o dentista resolveu montar seu próprio consultório.
Em maio de 2008, a Prefeitura da cidade criou uma gincana, e ali, surgiu a ideia de montar a “Equipe Riso”. Assim que as atividades acabaram, algumas crianças que participaram tinham um brilho a mais, e assim, sua esposa, Tatiana Santos, viu a oportunidade de ajudá-las.
No começo a ideia era contar historinhas, desenhar e pintar, na pracinha da cidade. A ideia cresceu e hoje a ONG tem a pretensão de formar 30 jovens na universidade. Sete deles, aliás, já estão em Santos, estudando e orgulhando a cidade em que nasceram.
Logo que Maurício chegou a Belmonte e por atender todo tipo de gente, começou a ganhar fama, até que em 2008 o então prefeito da cidade o convidou para ser candidato a vereador. Ele aceitou e na época recebeu 200 votos. Não se elegeu por 50 votos. Mas para Mauricio não era a hora, não tinha o tempo disponível para ficar em Belmonte.
Hoje, porém, passados 12 anos desde sua primeira candidatura, Mauricio que tem sua casa na cidade e a ONG bem estruturada, vê a oportunidade de mudar Belmonte. “Hoje eu quero ser vereador na cidade e ajudar a melhorar o município, gerando empregos e oportunidade para os jovens. E eu tenho a certeza de que se for eleito, poderei ajudar a cidade a melhorar”.

“Toda cidade precisa de mudança, e no caso de Belmonte, precisa mudar para os jovens”
A cidade com um pouco mais de 23 mil habitantes, precisa investir mais em educação. Seus jovens acabam saindo despreparados, e Mauricio vê que arrumando a base, o caminho será outro.
Ele explicou que as reuniões na Câmara acontecem toda segunda feira e pretende ficar três semanas na Bahia e uma em Santos. Ele será candidato pelo PSD (Partido Social Democrático).
Comments