top of page

QUEM SOMOS?

O jornal-laboratório Primeira Impressão, da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade Santa Cecília, é produzido pelos alunos do 3 ano de Comunicação Social - Jornalismo. 
 

História

O jornal começou em março de 1996. A primeira edição foi preparada pelos alunos do então 4º ano de Jornalismo e que constituíram a primeira turma de formandos do curso.

​

No início, o Primeira Impressão era elaborado em máquinas de escrever. No ano seguinte, chegou a informatização com a inauguração de uma nova redação, batizada com o nome do jornalista Hamleto Rosato, de A Tribuna. Em 98, foi transferida para a sala 426, localizada no 4º andar, do Bloco M, da UNISANTA.

​

O jornal começou com oito páginas, em preto-e-branco, com tiragem de cinco mil exemplares e praticamente com as mesmas editorias do atual primeiro caderno: Geral, Política, Economia, Esportes e Comportamento. A partir do início de 97, passou a ter a primeira e a última página coloridas.

​

Os professores Francisco La Scala Júnior, Rodolfo Amaral, então coordenador do curso, Fernando De Maria, na oportunidade como assistente, e Reinaldo Ferrigno, responsável pelo setor de fotografia, foram os que iniciaram o projeto. 

​

Prêmios

Em 1999, o Primeira Impressão ganhou o Prêmio Giusfredo Santini, conferido pela Câmara Municipal de Santos, por uma reportagem sobre o comércio de ossos nos cemitérios da Cidade. No mesmo ano, ficou entre os cinco melhores jornais-laboratório do País, dentre os 32 inscritos no Intercom, o principal congresso acadêmico brasileiro de Comunicação.
 

bottom of page