top of page

Mulheres são 16% das candidaturas às prefeituras na região

  • Foto do escritor: piunisanta
    piunisanta
  • 13 de nov. de 2020
  • 1 min de leitura

Nos últimos 20 anos, apenas quatro mulheres ocuparam o cargo de chefe do Poder Executivo na Baixada Santista


Por Luciano Matioli


Apenas 16% dos candidatos às prefeituras da região são mulheres. Este percentual é o mesmo das eleições de 2000 nas nove cidades Baixada Santista. Neste ano, dos 81 candidatos a prefeito apenas 13 são mulheres, um número reduzi- do tendo em vista que as mulheres representam a maioria do eleitorado.

Nos últimos 20 anos, apenas quatro mulheres ocuparam o cargo de chefe do Poder Executivo na região metropolitana: Milena Bargieri (PSB) foi eleita em 2008 em Peruíbe; Marcia Rosa (PT) e Maria Antonieta (PMDB) foram eleitas em Cubatão e Guarujá, respectivamente, também em 2008, sendo reeleitas em 2012 jun- to com Ana Preto (PTB), que ganhou o pleito em Peruíbe derrotando duas adversárias. Esta disputa, aliás, foi a maior da Baixada Santista com representação feminina, pois apenas as três candidatas disputaram o Executivo.

Em Mongaguá, durante os últimos 20 anos, nenhuma mulher se candidatou à Prefeitura. O mesmo acontece este ano. Em São Vicente acontecia o mesmo até este ano, quando três candidatas disputarão o Executivo: Anália Silva(PT), Mônica Batalha (PRTB) e Solange Freitas (PSDB). Elas tentarão ocupar o cargo que nunca foi exercido por uma pessoa do sexo feminino.

A cidade de Santos, por sua vez, teve candidatas nas últimas eleições para a Prefeitura. Neste ano, porém, que é recordista de pretendentes, com 16 candidatos, todos são do sexo masculino. Muitas mulheres, contudo, serão candidatas a vice.



Comments


logo.jpg

Faculdade de Artes e Comunicação - FaAC

  • Instagram - White Circle
bottom of page