Rogério vai priorizar educação, geração de empregos e zeladoria
- Vítor José Leutz
- 10 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Candidato da situação, o tucano quer dar continuidade ao trabalho do atual prefeito
Por Marcela Rodrigues
O candidato à Prefeitura de Santos, Rogério Santos (PSDB), vai priorizar três pontos em seu eventual governo: educação, geração de emprego e zeladoria urbana. Para ele, o desafio se de candidatar é resultado de 32 anos como servidor e uma carreira construída e dedicada à gestão pública, além de ter sido secretário de Governo nos últimos sete anos e meio do atual prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).
No setor educacional, Rogério pretende ampliar a escola em período integral, onde o contraturno será voltado a atividades que envolvem cultura, esporte, tecnologia, educação financeira e empreendedorismo. O candidato ressalta que Santos supera as metas do Plano Nacional da Educação, do Governo Federal: “já temos 50% das crianças na escola integral, superando as metas do Plano Nacional de Educação, que diz que em quatro anos devemos ter 25% das crianças na escola em tempo integral. Estamos adiantados, e meu objetivo é que cheguemos a 75%”.
Na área de geração de emprego e renda, ele destaca a retomada da atividade econômica no setor retroportuário. “Sabemos que os terminais portuários aumentaram sua movimentação em 333% nos últimos anos. Porém, saímos de 35 mil trabalhadores portuários para cerca de 10 mil. O porto se tornou mais eficiente, mas pouco emprega. A solução é o incentivo às empresas retroportuárias”, disse o candidato.

Também ressalta que se eleito vai trazer para a cidade um distrito industrial portuário, empresas de porte internacional, como por exemplo a GL Events, que vai administrar o novo Centro de Convenções, a Amazon Web Services de tecnologia e o Parque Tecnológico que contribui para o desenvolvimento de soluções inteligentes e fomento às startups.
Já na parte da zeladoria urbana, o candidato pretende manter a qualidade dos serviços públicos na Orla, Ponta da Praia, Zona Noroeste, no quadrilátero do Gonzaga, rua da gastronomia, nos morros, e agora no Novo Quebra-mar, remodelar a Rua Álvaro Guimarães, na Zona Noroeste que será um grande corredor comercial e na área central incentivar a moradia com o retrofit, além de investimentos no comércio e no turismo para recuperar a região.
Questionado sobre a Zona Noroeste, que abriga cerca de 120 mil santistas, o candidato afirmou que a região foi a que mais teve investimento público nos últimos anos e, se eleito, irá dar continuidade a todos os trabalhos como pavimentação de diversos bairros, a implantação de corredores de ônibus, nova iluminação, ciclovias e troca de toda a microdrenagem da região.
No setor de habitação reafirmou o compromisso de dar continuidade ao projeto de construção de casas. Segundo ele, o atual governo entregou 885 apartamentos nos conjuntos habitacionais do São Manoel e Caneleira IV. “Estamos investindo em conjuntos habitacionais e qualificação profissional para a população por meio de projetos como as Vilas Criativas. Nosso projeto é continuar investindo para melhorar a vida das pessoas”.
Comments