Raquel Chini quer ser a primeira prefeita de Praia Grande
- matheuscesarmendel5
- 6 de nov. de 2020
- 3 min de leitura
Indicada pelo atual prefeito, Raquel quer dar continuidade aos atos da atual administração
Por Matheus Mendel

Cidade, ao lado de São Vicente, com o maior número de candidatas mulheres (três ao total) na Baixada Santista, Praia Grande vive também a expectativa de ter segundo turno pela primeira vez.
Outra novidade é o fato do atual prefeito Alberto Mourão (PSDB) ter indicado uma candidata, pela primeira vez, para sua sucessão. Nas anteriores, foram escolhidos e eleitos Ricardo Yamauti e Roberto Francisco.
“Vim para Praia Grande ainda criança com meus pais, que buscavam uma escola para eu estudar. Na época, o município sofria com o turismo desordenado e a falta de infraestrutura. Mesmo assim me apaixonei pela Cidade que escolhi para viver”, relembrou a candidata do PSDB, Raquel Chini.
Formada em Engenharia Civil, com pós-graduação em Informática, Raquel também possui bacharelado no curso de Direito e ganhou o diploma desta nova conquista acadêmica em 2019.
Para ela, o que a motivou a sair como candidata é o simples fato de que já está ao lado do prefeito Alberto Mourão desde os anos 90.
“Absorvi todo o aprendizado ajudando a construir e transformar Praia Grande. Passei a conhecer o macro e o micro, a peculiaridade de cada espaço e de cada bairro da nossa cidade”, explica a candidata, que fora diretora da Agência Metropolitana da Baixada Santista.
Ao longo dos últimos anos, Praia Grande investiu maciçamente em obras de infraestrutura em todas as regiões e bairros da cidade. Desta forma, segundo ela, não existe qualquer ação emergencial.
Conforme a candidata, o que será colocado em prática é um plano de ação para aprimorar e ampliar os serviços públicos oferecidos à população. “Este é o nosso maior desafio para os próximos anos, manter a qualidade dos serviços públicos e aumentar a oferta. Tudo isso por conta do crescimento populacional do município, de cerca de 7 mil novos moradores por ano em média, índice mais alto que o padrão nacional”, contou.
A despeito dos avanços que ela enfatiza, a candidata reconhece a necessidade de dar continuidade para solucionar questões em aberto, como as obras do desassoreamento dos canais Acaraú Mirim e Marília, finalizar o licenciamento ambiental para a construção do canal Princesa e refazer as comportas do canal Tude Bastos.
Outro destaque, segundo ela, é finalizar as obras da rede de esgoto e substituir a rede antiga, para, assim, efetuar a pavimentação desses trechos.
Além de investir na mobilidade urbana, dando continuidade nos serviços públicos, como, por exemplo, na Avenida do Trabalhador e na Via do Cidadão.
Pandemia
Nessa época de pandemia, Raquel compartilhou a informação de que o comércio local, por si só, não teve um impacto tão grande quanto em municípios vizinhos. “O fato da cidade possuir 42% de imóveis de veraneio se transformou em algo positivo nesta pandemia. Alguns setores sofreram mais, como os de eventos, bares e restaurantes, salões de festas, escolas e transportadores”.
Conforme ela, dentro da capacidade financeira e possibilidade jurídica, serão estudadas medidas de isenções ou descontos para estes segmentos. “O principal é incentivar a geração de emprego liberando definitivamente o Complexo Empresarial e Aeroportuário Andaraguá —, não criando obstáculos para novos empreendimentos na área da Saúde, Educação e shopping”, enfatiza.
Transparência
Atualmente, a corrupção na classe política vem ganhando espaço na mídia e na boca do povo. Os casos de ilegalidade gestorial envolvem tanto vereadores, como deputados, presidentes e prefeitos. Ao ser questionada sobre este problema, Raquel foi categórica. “O meu governo será extremamente transparente”, pontua.
Candidata: Raquel Chini
Partido: PSDB | Número: 45
Comments