Fuso de 12 horas é uma dificuldade adicional nas Olimpíadas no Japão
- ab153889
- 29 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
O processo de adaptação é fundamental e recomenda-se que os atletas cheguem ao Japão 10 dias antes das competições
Por Amanda Bento
Olimpíadas é algo que sempre mexe com a emoção. No Brasil, todo mundo se une e torce pelo mesmo time. Este ano a competição tem um diferencial que está atiçando a curiosidade de todos: como os atletas estão se preparando para uma disputa com um fuso de 12 horas a mais?

A expectativa é alta, já que nas Olimpíadas no Brasil, em 2016, a seleção teve um salto no seu desempenho alcançando a 13º posição no quadro geral. O objetivo é o de melhorar esse desempenho, E, para tanto, o País deverá contar com 250 atletas na competição. Agora, como será essa Olimpíada com 12 horas a mais de diferença?
Enquanto aqui no Brasil é hoje (às 23 horas, por exemplo, quando muitos vão dormir) lá no Japão é amanhã, às 11 horas, perto da hora do almoço
Como será que o organismo entende e aceita essa mudança tão drástica de horário? O corpo precisa se aclimatar, ou seja, se acostumar a um novo relógio biológico. Para tanto, atletas de outros países terão cerca de 10 dias para se adaptar ao fuso horário japonês e se preparar para o início das disputas.
Muitos fatores ajudam para ter uma aclimatação mais fácil e mais rápida, como alimentação, hidratação e atividades físicas, claro sempre supervisionadas pela equipe de treinamento. Além de tudo isso, o respeito aos horários é importante para o organismo entender o que é dia e o que é noite. Para fugir dessa bagunça ou do famoso “jet lag” (alteração no ritmo biológico), bebidas estimulantes ou chás calmantes devem ser evitados.
Já sobre o treinamento, ainda em solo brasileiro, não há nenhuma alteração. O treinador e professor da Universidade Santa Cecília, Márcio Latuf, conta que não há necessidade de se mudar a rotina dos esportistas. Entretanto, na fase que antecede algumas provas é preciso fazer uma preparação específica para que o atleta atinja o ápice no dia certo e tenha uma performance melhor, conquistando quem sabe a tão sonhada medalha.
Comments