Fernandes vai priorizar destinação final do lixo
- Vítor José Leutz
- 10 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
O candidato a prefeito do Partido Verde, Moyses Fernandes, contou um pouco sobre suas propostas de governo
Por Isabela Marangoni
''Cheguei a cogitar não me candidatar este ano, até por conta da pandemia. Afinal, tem pessoas que não conseguem se alimentar e você está lá pedindo votos para elas''. A afirmação é do candidato do Partido Verde à Prefeitura de Santos, jornalista Moyses Fernandes, acerca da reflexão que fez em torno da candidatura.
Mas, decidiu disputar o pleito e sua principal preocupação é a questão ambiental, especialmente a coleta e a destinação do lixo. “Queremos resolver o problema do lixo com outro tipo de tecnologia, uma menos poluente''.
A solução é um tratamento tecnológico e sustentável com biodigestores. “Esse lixo vai poder ser tratado e se transformar em adubo, e a parte reciclada se transformará em mais material reciclável. É um processo limpo que vai produzir um gás, que será queimado no lugar do lixo''.

A bioeconomia é outra proposta que ele quer colocar em prática. ''Queremos criar uma área verde para a atração de empresas sustentáveis''. Essas empresas muitas vezes se estabelecem no interior do Estado, gerando empregos. '”Vamos trabalhar para que essas empresas se instalem e permaneçam na cidade, para que os negócios voltem a aumentar''.
A geração de empregos é outra preocupação e um desafio. “É preciso dar trabalho para quem precisa e temos que fazer isso via Prefeitura, por meio de serviços que estão ligados à zeladoria da Cidade. Esses serviços poderiam ser feitos por essas pessoas em situação de rua e que querem reverter sua realidade. Dar a possibilidade de pessoas que têm algum tipo de vício, de serem tratadas, e dar acesso a essas pessoas a um trabalho de verdade''.
A desigualdade social é um tema que toca muito o candidato e que ele deseja enfrentar e reduzir. ''Percebemos que houve um aumento muito grande do número de pessoas em condição de rua, e é uma situação que precisamos resolver de alguma forma''. Ele quer utilizar a Guarda Municipal para fazer um levantamento de quem são essas pessoas nas ruas e quais realmente precisam de tratamento.
Segundo o candidato, o turismo em Santos diminuiu muito este ano e uma das alternativas que ele apresenta é a utilização da tecnologia. ''Teremos que nos adaptar. Fazer com que as pessoas possam fazer tours virtuais e criar, de algum modo, acesso aos nossos monumentos históricos, usando a tecnologia''.
Com a questão da pandemia, Fernandes falou um pouco de como está sendo sua campanha e como está alcançando os eleitores. ''É um grande desafio para todos, estamos vivendo uma situação ímpar. O que temos feito é colocar algumas propostas nas redes sociais e, assim, atingirmos as pessoas''.
Sobre o novo coronavírus em toda a Baixada Santista, mas principalmente em Santos, o candidato destaca que é preciso reforçar que a pandemia continua, e que o único modo de diminuir a incidência é as pessoas respeitarem as recomendações de saúde sobre o uso das máscaras e evitarem aglomerações.
Opmerkingen