top of page
  • ao156351

Conheça as mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2021

Inspiradas em desenhos animados, Miraitowa e Someity representam aspectos do Japão


Por Ágata Luz


Com objetivo de retratar a cultura do país anfitrião, a figura da mascote é criada em todas as edições dos Jogos Olímpicos desde 1968. A personagem, geralmente desenhada a partir de algum animal nativo, se torna uma das identidades visuais das Olimpíadas.

Someity e Miraitowa foram os escolhidos para representar as Olimpíadas e Paralimpíadas do Japão

E para 2020, ou melhor 2021, as mascotes vêm quase do futuro: com inspiração em desenhos animados, Miraitowa (mascote olímpica) e Someity (mascote paralímpica) possuem uma estética futurista, representando a inovação do Japão aliada à tradição.


O design das mascotes foi escolhido por cerca de 5 milhões de estudantes do Ensino Fundamental do Japão e de escolas japonesas no exterior que votaram em seu design favorito entre dezembro de 2017 e fevereiro de 2018.



Mascote Olímpica


Branca e azul, Miraitowa segue em seus traços o mesmo padrão do emblema dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Além disso, a mascote olímpica do sexo masculino possui personalidade única, superpoderes e representa aquilo que seu nome significa: as palavras mirai (futuro) e towa (eternidade) trazem a busca de um futuro de eterna esperança no coração das pessoas ao redor do mundo.


Com poder de se mover muito rapidamente, Miraitowa tem personalidade derivada de um provérbio japonês que significa: “aprenda bem as coisas antigas e adquira, a partir delas, novos conhecimentos”.


Mascote Paralímpica


Someity, mascote dos Jogos Paralímpicos, é rosa e branca para lembrar a cerejeira, elemento que representa poder mental e força física no Japão; desta forma, o objetivo é simbolizar a superação dos paratletas. Seu formato refere-se ao emblema das Olimpíadas, mas de uma maneira mais delicada, pois até em suas orelhas há pequenas referências da flor de cerejeira. Com a árvore presente na estrutura da mascote, seu superpoder não poderia ser outro: Someity se comunica com os elementos da natureza, é move coisas apenas olhando para elas e voa. Seu nome vem de someiyoshino, uma variedade de flor.



Para designer, cultura japonesa está presente


Para o designer Ronaldo Pimentel Martins, as mascotes possuem típicas características japonesas que nem sempre são visíveis ao público: os olhos grandes, as orelhas pontiagudas e os superpoderes seguem o estilo mangá de desenhos.


“Talvez falte algo que simbolize o superpoder de cada um, já que foi criada personalidade para as mascotes. Acredito que elementos visuais que indiquem mais características seria uma boa opção, como por exemplo, um raio para simbolizar a velocidade da mascote Miraitowa”, destaca Pimentel.


Acho que eu não faria muita coisa diferente, pois o estilo do desenho segue o padrão dos japoneses. A ideia é trazer o mundo digital

Porém, o designer acredita que não fugiria do padrão caso fosse o criador das mascotes: “acho que eu não faria muita coisa diferente, pois o estilo do desenho segue o padrão dos japoneses. A ideia é trazer o mundo digital e as mascotes lembram alguns bonecos de videogames”.



14 visualizações0 comentário
bottom of page