top of page
  • Giulia Arduin

Informação para uma nova geração de garotas

Com uma revista digital, dupla de Jornalismo pretende sair do molde tradicional feminino


Por Giulia Arduin


Formar e informar garotas de atitude. Desde os primeiros passos do veículo, essa é a premissa que Julia Nascimento e Lillian Cruz seguem com sua revista virtual Aten@, TCC de Jornalismo. Com o nome inspirado pela deusa grega da sabedoria, seu propósito surgiu de um incômodo que Lillian sentia quando era mais nova: não conseguir encontrar conteúdo relevante de verdade nas revistas ditas “femininas”. Este nicho focava demais em moda e beleza, sem ambição ou quaisquer utilidades práticas. Foi quando ela concebeu ideia de uma revista que pudesse realmente formar garotas de atitude, e soube que Julia seria a pessoa ideal para embarcar no projeto com ela.


Na imagem, que é uma colagem virtual, existem silhuetas coloridas de mulheres de diversos tons de peles, representando diversas etnias. Algumas possuem cabelos lisos, outras afro, algumas possuem hijab. Algumas usam seus cabelos em tons coloridos, outras preferem a cor natural. Existem médicas, cientistas, jovens, adultas, militantes. Mulheres de todos os tipos!
A revista Aten@ surge com o propósito de representatividade para jovens garotas que buscam informação. Créditos: Giulia Arduin

Fazer diversos trabalhos juntas e se darem bem não seria uma garantia de que daria certo, é claro, mas ter uma boa dinâmica é essencial para que a sinergia aconteça, e é justamente o que ocorre neste TCC. Enquanto Lillian cuida das entrevistas e faz as matérias, Julia é a pessoa do design, trabalhando para garantir a identidade visual em todas as plataformas. Elas concordaram com essa divisão de tarefas pois compreendia o melhor de ambas, e é como o projeto tem sido tocado.


AS INSPIRAÇÕES


Na maioria das vezes, as pessoas decidem logo o que vão fazer. No caso do TCC Aten@, elas sabiam o que não queriam fazer em termos gráficos. A revista Capricho foi um exemplo – poluição visual na capa com excesso de manchetes e muitos elementos visuais coloridos dentro da revista. Em seguida, elas foram pensar o que queriam fazer.


O retorno da revista Elle, no formato virtual, de maneira minimalista. As revistas The New Yorker e Piauí também foram referências visuais, além de do estilo de matérias e conteúdo que elas desejavam abordar. No entanto, a ideia da Aten@ para a capa se tornou diferente: a imagem de uma mulher sem muitos detalhes, para que qualquer uma possa se identificar, olhando para um item que faz referência ao tema.


O DIGITAL E A PANDEMIA


A decisão de uma revista apenas no meio digital não foi fruto da pandemia. Ela foi pensada diretamente para a publicação, sendo parte integrante do nome. “O @ foi resultado do estado atual do mercado, que não sustenta mais vendas de revistas físicas porque ninguém compra, e a maioria das publicações migrou para o digital”, diz Julia. Pensando no público alvo jovem, que já não adquire material físico, se tornou clara a decisão, o que ajudou durante o momento atual. Mas não sem deixar percalços... muitas dificuldades ocorreram devido ao isolamento social, e que ainda prometem deixar sua marca nas publicações do periódico.


“Eu não pude fazer nem um terço do que eu tinha planejado. Queríamos fazer vídeos pro site, pro canal no YouTube e eu queria ter tirado as fotos... mas não podia sair de casa e arriscar minha família. A Lillian já tinha muito trabalho e a demanda aumentou, eu mal conseguia falar com ela e certas coisas precisam de uma reunião ao vivo”, conta Julia. Foram mudanças bruscas que afetaram a confecção do trabalho, como entrevistas sendo feitas às 3 da manhã, a dificuldade inicial de acesso aos programas, fotos de arquivo e a impossibilidade de sair, que acabaram afetando a qualidade que elas queriam para a revista.


Apesar de todas as dificuldades, as estudantes com muita garra e força vão entregar e apresentar, certamente, um bom trabalho de conclusão de curso.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

jhhhxhshas

Iga Swiatek, número 1 do mundo e bicampeã (2020 e 2022) de Roland Garros, será a adversária de Beatriz Haddad Maia nesta quinta-feira, nas semifinais do torneio francês. Em cinco partidas no torneio a

bottom of page