Em busca da reeleição, Gouvêa aposta na continuidade de obras
- Giulia Arduin
- 13 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Candidato do MDB avalia seu mandato e quer investir no combate às enchentes e construção de habitações
Por Giulia Arduin

Pedro Gouvêa acredita que seus quatros anos como prefeito trouxeram saldo positivo. Com a construção de moradias populares, investimentos na saúde pública e mudanças no transporte alternativo, o também candidato acredita que a cidade ainda pode melhorar. Por meio de outras obras, que estão sendo realizadas no fim de seu mandato, alguns dos problemas emergenciais podem ser resolvidos de maneira mais simples.
A questão das enchentes, por exemplo, foi e é motivo de grande preocupação. Apesar de ser um problema de longa data, algumas medidas emergenciais foram tomadas, como a construção de canais, e que pretende continuar com obras nas áreas de encostas e nos morros, para evitar deslizamentos futuros. Drenagem, macrodrenagem e comportas são parte do plano para evitar alagamentos a longo prazo.
A POLÊMICA REABERTURA
A pandemia da Covid 19 foi um ponto marcante durante o mandato de Gouvêa. Com o centro da cidade fechado, um dos maiores geradores de emprego, os lojistas tiveram de se reinventar para achar novas formas de conseguirem manter a renda durante este período. Mesmo com a volta prematura das atividades, o que gerou embates com o governo estadual, Gouvêa afirma que não houve prejuízos para a saúde coletiva. “A gente conseguiu fazer isso de maneira muito equilibrada, a ponto de a cidade ter hoje níveis bastante controlados de leitos e de casos de Covid”, diz o prefeito sobre a volta polêmica das atividades e o atual estado dos casos.
Gouvêa ainda deseja manter os programas de menores aprendizes, inseridos também na Prefeitura, e programas de qualificação profissional, que acredita serem essenciais para o fortalecimento da economia pós-pandemia.
SAÚDE PÚBLICA
No quesito da saúde pública, ele afirma que existem algumas dificuldades que precisam ser superadas, além de seu mandato. A alta demanda pelos serviços faz com que os investimentos, mesmo que altos, não sejam suficientes, e a abertura dos novos prontos-socorros e um hospital ajudará a suprir a super lotação que ocorre. O plano para o próximo mandato é humanizar o atendimento, para que além da assistência, os profissionais do setor saibam como atender o público.
Ainda na saúde, existe uma grande preocupação sobre a possível campanha de vacinação contra a Covid 19 que está por vir. Nos últimos anos, o estado de São Paulo não atingiu a meta com diversas vacinas, como as de sarampo e poliomielite, e São Vicente esteve inclusa. A recusa de muitos cidadãos de tomar a vacina, seja por medo ou desinformação, traz diversos prejuízos à sociedade, e é trabalho da Prefeitura mudar isso. “É um trabalho que não é fácil, porque é de convencimento. Famílias muitas vezes têm um tabu em participar”, diz o prefeito destacando que a vacinação será uma de suas missões no próximo mandato.
“Hoje em dia as pessoas acham que certas doenças não podem voltar, mas não sabem quanto elas estão enganadas, e nós sabemos quão necessárias são essas campanhas”.
Cuidar das construções de conjuntos habitacionais também é uma preocupação do atual prefeito. Ele deseja construir dez mil unidades, visando a retirada de diversas famílias de áreas invadidas, como é o caso da comunidade da Fazendinha.
Comments