Donato: transparência será base da gestão
- ao156351
- 6 de nov. de 2020
- 3 min de leitura
Habitação, saúde, geração de emprego e turismo são prioridades do candidato do PSB
Por Ágata Luz
Uma gestão eficiente e transparente. Esta é a meta do candidato a prefeito pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Renato Donato, para Mongaguá. Buscando recuperar a confiança da população na Administração Pública após o passado conturbado da cidade, Donato pretende realizar uma campanha com projetos reais e possíveis de serem realizados, baseada em transparência para que todos os munícipes tenham fácil acesso à gestão do recurso público.
Entre suas prioridades, destaca-se a habitação que, segundo Donato, é uma das pautas de maior necessidade no município. “Há muito tempo que não temos um programa habitacional em Mongaguá. Nós iremos trabalhar com a regularização fundiária e de imóveis, pois queremos conceder a escritura das casas em parceria com programa que já existe no Governo do Estado de São Paulo”, explica o advogado e candidato a prefeito.

A área da saúde também é um dos principais pilares do Plano de Governo de Donato. O intuito é que, nesta questão, o pontapé inicial seja dado com a abertura da maternidade, que já existe na cidade, mas não funciona há 12 anos. Entretanto, o candidato quer abrir a unidade com UTI Neonatal: “não adianta a gente falar que vai abrir a maternidade e não ter o setor para prestar atendimento caso algum bebê venha a ter complicação”. Ainda nesta pasta, a proposta é informatizar e interligar todos os equipamentos de saúde municipal, para modernizar o processo de fichas de atendimento aos pacientes.
Além disso, se eleito, Donato pretende intensificar a saúde da família: “entendo que a saúde preventiva é tão ou mais importante que a intervenção médica”. O ex-vereador e candidato a prefeito também quer ampliar o atendimento no Centro de Especialidades da cidade, prioritariamente com serviço de odontologia, já que, de acordo ele, a autoestima começa de um sorriso. Outro fator importante entre as propostas para área da saúde é a busca por uma melhor localização para a Farmácia Municipal (que atualmente fica em um local sem acesso ao transporte público), bem como a implantação de um serviço para entregar medicamentos a pacientes idosos ou acamados em suas casas.

Em busca de maiores oportunidades de emprego para os munícipes, uma das principais pautas de Donato foca na geração de renda, principalmente para os jovens, que representam grande parte da demanda de Mongaguá: “uma das minhas prioridades é cortar parte dos cargos comissionados que existem na Prefeitura, já que o número atual é muito elevado. Com isso, queremos investir em estágio remunerado e no alistamento de jovens de 16 a 21 anos, para que estes possam dividir seu tempo entre cursos de qualificação e mão de obra em serviços públicos”.
Segurança e Turismo
Na segurança pública, a implantação de novas câmeras de monitoramento, as parcerias com a Polícia Militar e Ambiental, o investimento em maior estrutura para a Guarda Civil Municipal, inclusive com canil, e a capacitação de funcionários estão entre os planos de Donato, que já atuou como agente penitenciário. Já para o turismo, a proposta é investir na melhoria do acesso aos pontos turísticos de Mongaguá: “nossa cidade é potencialmente turística, mas não efetivamente turística. Não há condução para, por exemplo, a maior plataforma de pesca da América Latina. Queremos mudar este cenário”.
Com a produtora rural Marlene Hortmar de vice-prefeita, a chapa de Renato Donato é a única com uma mulher no pleito majoritário. Juntos, pretendem incentivar a mudança e renovação do município, reforçando a participação feminina na política.
Candidato: Renato Donato
Partido: PSB |Número: 40
Comments