top of page
  • ls153978

Revista Vênus quer desmistificar padrões de beleza e moda

Alunos de Jornalismo desenvolvem revista online como Trabalho de Conclusão de Curso


Fotografia. Texto. Diagramação. Esses são elementos muito utilizados no cotidiano de um jornalista. Por isso, aplicar esses conhecimentos no Trabalho de Conclusão de Curso é essencial para a formação dos estudantes.


Para os alunos Luiza de Oliveira, Natália Nini e Rafael Meireles, do 4° ano de Jornalismo, não foi diferente. Eles tiveram que reunir todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso para criação da revista online ‘Vênus’.


Reportagens falam sobre moda, sexualidade, beleza, sociedade e saúde

Mas, como todo início de um trabalho, a revista nasceu do sentimento mais voraz e avassalador: a paixão. “Inicialmente, a ideia era ser um foto-livro, e começou já em 2019 com as aulas de introdução ao TCC. A faísca surgiu porque sempre fui muito apaixonada por moda, e enquanto assistia ao desfile anual da Victoria Secrets de 2018, comecei a conversar com a minha mãe comparando as modelos com os do desfile do Laboratório Fantasma no São Paulo Fashion Week, do mesmo ano”, contou a aluna Natália.

O nome da revista se deve a deusa do amor e da beleza: Vênus. O objetivo é falar sobre a interferência dos padrões de beleza e da moda impostos pela sociedade. A revista busca desmistificar o conceito de beleza, tendo como slogan “Todos nós podemos ser Vênus”.


“No trabalho, conseguimos reunir pessoas diversas, felizes por participar de um projeto que enaltece elas mesmas. Isso me trouxe um sentimento de que ainda dá para reduzir os danos da sociedade causadas pela indústria”, afirmou Rafael.


A revista Vênus está dividida em cinco editoriais: moda, sexualidade, beleza, sociedade e saúde. Segundo a equipe, um dos objetivos da revista é contar histórias que não possuem visibilidade na grande mídia.


“Nos importamos em falar sobre diversas características e diferenças. Alguém sempre se reprime por algo, e por isso, a nossa intenção é que as pessoas se sintam abraçadas”, acrescentou.

Para compor as histórias contadas na revista, a equipe criou uma identidade visual única, misturando ensaios fotográficos com colagens. “Eu trabalho com design e a colagem sempre foi uma identidade muito própria minha. Quando pensamos sobre o conceito da revista e do público que desejamos alcançar, vimos que este tipo de arte se encaixaria perfeitamente na maneira como visualizamos o nosso veículo”, explicou Luiza.



Revista Vênus reúne ensaios fotográficos e colagens

A orientadora Nara Assunção falou sobre os motivos da escolha do TCC: “O que me gerou interesse no trabalho foi o tema que reflete sobre os padrões de beleza impostos e a importância de quebrarmos estes estereótipos criados. As matérias nos trazem personagens que nos fazem pensar ainda mais sobre o tema”.


Grito interno


“Acredito que, tanto para mim, quanto para a Luiza e o Rafael, a Revista Vênus seja uma espécie de grito interno sobre coisas que vivemos durante a vida toda, e não soubemos traduzir, e agora buscamos dar a pessoas comuns a oportunidade de falar, serem ouvidas e se sentirem belas também”, acrescentou Natália.


A revista Vênus é a prova que um TCC pode ir muito além da aplicação dos conhecimentos desenvolvidos durante o curso. Ele expõe paixões, muda perspectivas e transforma olhares sobre aquilo que está no cotidiano dos universitários. “Eu passei a ver o mundo de uma outra forma.

Passei a perceber nos lugares aonde eu ia se aquilo era acessível ou não. Passei a enxergar com mais sensibilidade as questões como racismo, machismo, e gordofobia, no meu dia a dia. Enxergar os corpos humanos como uma forma de arte tem me transformado por inteira, concluiu.

 

Por Ludmila Andrade


81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page