top of page
  • Foto do escritorpiunisanta

Monografia aborda a música na publicidade

Trabalho de Conclusão de Curso destaca a utilização da música na propaganda do McDonald’s


Seja por meio de texto, imagem, música ou qualquer outra forma de expressão, a arte está presente em todos os lugares. Foi pensando nisso que Pedro Ernesto dos Santos, aluno do quarto ano do curso de Publicidade e Propaganda, decidiu utilizá-la em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), uma monografia orientada pela professora Ana Paula Menezes.


No início, a ideia era falar sobre a influência das cores na decisão de compra dos consumidores, um tema que logo foi descartado quando Pedro entendeu que, na realidade, sua verdadeira paixão é a música. Com isso, ele decidiu trabalhar com duas áreas que casam perfeitamente: a propaganda e a música.


Segundo ele, o maior desafio foi no começo do trabalho, para entender a métrica de uma monografia. “Mas depois que você acostuma é bem tranquilo, pra mim foi, pois escolhi um tema que amo”, afirmou o aluno.


Para representar o seu tema, Pedro escolheu utilizar uma empresa que simboliza bem essa ideia, e optou pelo McDonald's: “O Mc é uma das empresas que mais usam da música para se propagar, é o principal meio de comunicação que eles usam”, explicou. Algumas das fontes entrevistadas para o trabalho foram o produtor musical Flávio Medeiros e a professora e psicóloga do consumidor Oleni Lobo, que contribuíram para o desenvolvimento do tema.


Músico desde novo, Pedro Ernesto decidiu fazer da música seu tema de TCC

Os impactos do distanciamento


Apesar de o distanciamento social normalmente ser uma barreira na hora de produzir os projetos de conclusão de curso, esse não foi o caso de Pedro. Para ele, foi algo positivo.


“O distanciamento até que me ajudou a focar no trabalho. Quanto às entrevistas, não teve diferença, porque a ideia já era fazer entrevista por mensagem”.

Mas no começo da pandemia não foi assim, porque a intenção era ser um trabalho em grupo. Entretanto, após contrair o vírus da covid-19, Pedro encontrou conflitos em continuar o projeto com os outros integrantes e passou a seguir sozinho. Nessa caminhada, afirma que descobriu que trabalhar sozinho foi a melhor solução e, mesmo com todas as dificuldades, gostou muito do resultado da experiência e do seu projeto.

 

Por Eduarda Gouveia


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page