Estudante de Jornalismo lança blog sobre a história de Palmas
- matheuscesarmendel5
- 5 de dez. de 2020
- 3 min de leitura
Em 'Tá de Palmas', o TCC traz relatos de personalidades da capital do Tocantins
A Terra das Oportunidades. A mais Brasileira das Capitais. A Capital da Fé. Estes são os apelidos dados ao município de Palmas —, capital e também a maior cidade do Estado do Tocantins, localizado a sudeste da região Norte.
Após morar lá por sete anos, Izabely Carvalho, estudante de Jornalismo na Universidade Santa Cecília, vai lançar o blog 'Tá de Palmas'. O espaço virtual tem como objetivo colocar a caçula das Capitais em evidência no mapa.
Conforme ela mesma descreve, o blog em si "tem como propósito ser um agente social de mudança. Lutando pelo reconhecimento territorial da cidade, e buscando amenizar os estereótipos criados em cima de um lugar esquecido e perdido no tempo."

"A maioria das pessoas não tem muito conhecimento sobre a região Norte", explicou Izabely. "Muitas pessoas pensam que Palmas faz parte da região Nordeste ou Centro-Oeste. E ainda há quem não saiba que a cidade é a Capital do Tocantins."
Apaixonada por viagens, a formanda e mochileira de 21 anos destaca que o que mais lhe atraiu em Palmas, enquanto esteve por lá, até completar a maioridade, foram as pessoas. "As considero como se fossem da minha família", disse ela.
"Fui para lá quando tinha 11 anos, para ficar com a minha irmã. Que tinha passado na Universidade Federal do Tocantins. Mas depois precisei vir para a Baixada Santista, quando percebi que aqui na região teria melhores oportunidades de emprego na área do Jornalismo."
O projeto
A despeito dos trâmites do blog, a estudante o classifica como uma grande reportagem multimídia, usando o sistema de sites Wix para hospedá-lo na nuvem.
Fora isto, o espaço virtual será dividido entre fotos, textos, vídeos e até mesmo podcasts. Outro destaque, segundo ela, é que o trabalho também se enquadra como jornalismo colaborativo. Uma vez que as fotos que farão parte do blog acabaram sendo tiradas e enviadas por seus entrevistados.
Conforme a estudante, outro ponto que será apresentado na íntegra é a questão cultural da cidade.
"Palmas recebe uma grande influência de outros cantos do Brasil. Afinal, a Capital do Tocantins é uma região nova. Ela só tem 31 anos. E por ser muito nova, não possui características muito presentes ou próprias", afirmou Izabely.
E ainda, para deixar as coisas mais claras em sua explicação, fez um paralelo com a cidade de Santos: "Os santistas possuem 474 anos de história. Possuem um time de futebol próprio e até um Porto que participa ativamente da economia nacional. Já lá é totalmente diferente. Palmas ainda não é assim. Mas será. Tem tudo pra ser."
Quanto a opção escolhida para a construção e a elaboração de seu TCC, ela ponderou: "O formato de blog para meu trabalho foi o escolhido porquê, desta forma, o que eu quero divulgar e ensinar sobre Palmas pode atingir um número maior de pessoas. Ou seja, não vai ficar restrito a um pequeno grupo. Alcançando, desta forma, outras regiões."
Pandemia
"Devido à Covid-19, as entrevistas foram feitas todas à distância", explicou a veterana.
Que, orgulhosamente, trouxe a seu TCC a aplicação de todas as medidas de segurança cabíveis e necessárias.
Para a realização das entrevistas, Izabely adotou o recurso das vídeos-chamadas. Não apenas pensando em si mesma, mas, também, em seus convidados. Resguardando, desta forma, a saúde de todas as fontes envolvidas no projeto.
"Entrevistei um grupo musical da cidade, chamado Cerrado Novo. Também conversei com o presidente do Projeto Vereda, realizado na Escola Municipal Crispim Pereira de Alencar, onde as crianças usam instrumentos musicais confeccionados atráves de materiais nativos. Como, por exemplo, a viola de buriti. E, por último, tive um bate-papo bacana com o presidente da "Cafundó do Brejo", uma quadrilha que participa do "Arraial da Capital". Uma festa típica que já acumula seus 20 anos de existência", concluiu.
Divulgação

Por Matheus Vargas
Comments