top of page
  • matheuscesarmendel5

Estudante de Jornalismo lança blog sobre a história de Palmas

Em 'Tá de Palmas', o TCC traz relatos de personalidades da capital do Tocantins



A Terra das Oportunidades. A mais Brasileira das Capitais. A Capital da Fé. Estes são os apelidos dados ao município de Palmas —, capital e também a maior cidade do Estado do Tocantins, localizado a sudeste da região Norte.


Após morar lá por sete anos, Izabely Carvalho, estudante de Jornalismo na Universidade Santa Cecília, vai lançar o blog 'Tá de Palmas'. O espaço virtual tem como objetivo colocar a caçula das Capitais em evidência no mapa.


Conforme ela mesma descreve, o blog em si "tem como propósito ser um agente social de mudança. Lutando pelo reconhecimento territorial da cidade, e buscando amenizar os estereótipos criados em cima de um lugar esquecido e perdido no tempo."

Quadrilha 'Cafundó do Brejo' faz parte da história cultural de Palmas. Foto Divulgação

"A maioria das pessoas não tem muito conhecimento sobre a região Norte", explicou Izabely. "Muitas pessoas pensam que Palmas faz parte da região Nordeste ou Centro-Oeste. E ainda há quem não saiba que a cidade é a Capital do Tocantins."


Apaixonada por viagens, a formanda e mochileira de 21 anos destaca que o que mais lhe atraiu em Palmas, enquanto esteve por lá, até completar a maioridade, foram as pessoas. "As considero como se fossem da minha família", disse ela.


"Fui para lá quando tinha 11 anos, para ficar com a minha irmã. Que tinha passado na Universidade Federal do Tocantins. Mas depois precisei vir para a Baixada Santista, quando percebi que aqui na região teria melhores oportunidades de emprego na área do Jornalismo."


O projeto


A despeito dos trâmites do blog, a estudante o classifica como uma grande reportagem multimídia, usando o sistema de sites Wix para hospedá-lo na nuvem.


Fora isto, o espaço virtual será dividido entre fotos, textos, vídeos e até mesmo podcasts. Outro destaque, segundo ela, é que o trabalho também se enquadra como jornalismo colaborativo. Uma vez que as fotos que farão parte do blog acabaram sendo tiradas e enviadas por seus entrevistados.


Conforme a estudante, outro ponto que será apresentado na íntegra é a questão cultural da cidade.


"Palmas recebe uma grande influência de outros cantos do Brasil. Afinal, a Capital do Tocantins é uma região nova. Ela só tem 31 anos. E por ser muito nova, não possui características muito presentes ou próprias", afirmou Izabely.

E ainda, para deixar as coisas mais claras em sua explicação, fez um paralelo com a cidade de Santos: "Os santistas possuem 474 anos de história. Possuem um time de futebol próprio e até um Porto que participa ativamente da economia nacional. Já lá é totalmente diferente. Palmas ainda não é assim. Mas será. Tem tudo pra ser."


Quanto a opção escolhida para a construção e a elaboração de seu TCC, ela ponderou: "O formato de blog para meu trabalho foi o escolhido porquê, desta forma, o que eu quero divulgar e ensinar sobre Palmas pode atingir um número maior de pessoas. Ou seja, não vai ficar restrito a um pequeno grupo. Alcançando, desta forma, outras regiões."


Pandemia


"Devido à Covid-19, as entrevistas foram feitas todas à distância", explicou a veterana.

Que, orgulhosamente, trouxe a seu TCC a aplicação de todas as medidas de segurança cabíveis e necessárias.


Para a realização das entrevistas, Izabely adotou o recurso das vídeos-chamadas. Não apenas pensando em si mesma, mas, também, em seus convidados. Resguardando, desta forma, a saúde de todas as fontes envolvidas no projeto.


"Entrevistei um grupo musical da cidade, chamado Cerrado Novo. Também conversei com o presidente do Projeto Vereda, realizado na Escola Municipal Crispim Pereira de Alencar, onde as crianças usam instrumentos musicais confeccionados atráves de materiais nativos. Como, por exemplo, a viola de buriti. E, por último, tive um bate-papo bacana com o presidente da "Cafundó do Brejo", uma quadrilha que participa do "Arraial da Capital". Uma festa típica que já acumula seus 20 anos de existência", concluiu.


Divulgação

Alguns dos instrumentos musicais confeccionados através de materiais nativos

 

Por Matheus Vargas


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page