top of page
  • yb191402

Diretor destaca a importância dos trabalhos de conclusão de curso

Humberto Challoub observou as adaptações que precisaram ser feitas em meio a pandemia


Por mais cansativos que sejam os anos de formação para os estudantes, sendo eles de Comunicação ou não, o quarto e último com toda certeza é o que mais assusta alunos de diversos cursos. Simplesmente pelo fato de vir acompanhado de algumas incertezas e receios comuns na linha de chegada da profissão, mas acima de tudo por um nome em especial: Trabalho de Conclusão de Curso, mais conhecido como o temido TCC.


Em quase 25 anos dirigindo a Faculdade de Comunicação da Universidade Santa Cecília, integrada pelos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Produção Multimídia, Humberto Challoub conta que o TCC vai muito além de um simples trabalho.


"Primeiro, o Trabalho de Conclusão de Curso permite que você se identifique e se aprofunde na área que deseja. Em segundo lugar, o aluno cria autonomia para realizar qualquer tarefa. É aquele momento de preparação para o mercado, sem o professor ao lado. O TCC serve para isso, criar um objetivo para o estudante", diz.

Em tempos de pandemia não poderia ser diferente. Professores e alunos tiveram de se adaptar ao novo momento e expandir o leque criativo para a criação e conclusão do trabalho tão aguardado desde o início da vida acadêmica. Para o diretor da FaAC, a parte mais difícil foi a transformação em meio a nova normalidade, mas que por fim todos os trabalhos foram realizados sem danos aos alunos.


Há quase 25 anos, Humberto Challoub dirige a Faculdade de Comunicação da Universidade Santa Cecília

"A parte de orientar os estudantes durante a realização do TCC foi complexa. Para o aluno, não poder ir a alguns lugares e realizar as entrevistas diretamente também foi difícil. Com certeza não foi igual a qualquer outro ano, mas por fim, nos adaptamos e não tivemos prejuízos", revela.


É tamanha a importância deste último trabalho dentro da faculdade, que muitos alunos não sabem por onde começar ou até onde podem ir. A orientação é parte essencial do projeto, mas segundo Challoub, a organização de todos os envolvidos é primordial.


"O conselho que eu dou é: trabalhe em uma realidade possível. Faça um bom planejamento, organize um cronograma e siga à risca. Busque a sua meta. É o momento de se aprimorar, jornalismo é profissão de fé. O aluno deve estudar bastante e buscar o conhecimento, pois é isso que o mercado de trabalho quer", finaliza o diretor.


 

Por Yasmin Braga

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page