top of page
  • hs159641

Campanha quer mostrar como ‘post it’ pode ser mais que bloco adesivo

Os populares papéis adesivos de marcação são fundamentais no cotidiano das pessoas, segundo o grupo de quatro integrantes do curso de Publicidade


Quem nunca colou um bloquinho para anotar algo importante no próprio caderno? Estes pequenos marcadores de notas são grudados diariamente em agendas, fichários, diários, etc… e são indispensáveis no cotidiano de várias pessoas.


Pensando nisso, quatro alunos cursando o último ano de Publicidade e Propaganda decidiram criar uma campanha publicitária sobre o Post it para o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). O grupo formado por Adriely Rita, Camillla de Carvalho, Rebeca Teixeira e o aluno Gabriel Pereira têm o objetivo de mostrar que a marca é muito mais do que apenas papéis adesivos.


A empresa 3M Company criou o famoso “Post it” em 1977, estes que são blocos adesivos mundialmente conhecidos, de diversas cores e tamanhos. Ao falar sobre a escolha do tema, Adriely contou que desde o início do ano, os alunos têm a vontade de fazer uma campanha voltada para a Post it.

Com o tema em mãos, a decisão de realizar uma campanha publicitária foi fácil de escolher, já que através do formato são englobadas todas as áreas da publicidade.


“Abrangemos a parte de atendimento, planejamento, criação, produção, mídia e nosso grupo quis realizar algo maior” , explicou Adriely.

De acordo com os estudantes, por meio do Post It, as pessoas podem obter impactos positivos no dia a dia sem ao menos perceberem, tendo maior produtividade e auxílio na organização pessoal. “É um papel que você consegue colocar seus sonhos, que você vai crescendo junto com ele, criando sua rotina”, afirmou Camilla.

Os universitários analisaram que a marca necessita de um engajamento maior nas redes sociais. Atualmente, a página do Facebook tem 4,3 milhões de curtidas, um número expressivo, entretanto, na página do Instagram internacional, a marca possui 141 mil seguidores, enquanto na plataforma de fotos brasileira apenas 28 mil. Estes últimos são considerados números baixos se for analisado a grandeza e a história da marca.

Os futuros publicitários chegaram a contatar Eric Deuber, gerente de marketing para América Latina da Post It. Com isso, colheram informações vindas direto da fonte e obtiveram dicas importantes do publicitário para entender a maior necessidade da marca. O foco da empresa 3M são estudantes de 17 a 25 anos e pessoas que trabalham em escritórios, principalmente na região Sudeste.

Em relação às dificuldades para a concretização do TCC, Camilla diz que o maior problema da equipe se deve pelo motivo de todos os integrantes trabalharem, Fora isso, não há maiores divergências com relacionamentos ou afins. “Cuido mais da parte de mídia, a Rebeca faz mais a parte de criação, o Gabriel faz toda parte de filme e gravação, e a Adriely cuida do atendimento, planejamento e conteúdo. Então, é um grupo bem definido” contou.

O principal receio é com a apresentação do trabalho. “O nervosismo da apresentação e passar tudo o que a gente tem, em um curto período de tempo”, comentou Adriely.

A orientadora do projeto é a professora de Comunicação Narrativa, Drika Lucena. “É um produto usado pela maioria da pessoas, mas é pouco explorado na questão de comunicação. Então eles acertaram na escolha!”, observou.

Ela salientou que a banca avaliadora tem a missão de buscar os erros, porém, orienta que o grupo se atente a todos os processos do início ao fim, para chegarem ao êxito desejado.


“Eles não podem esquecer nada. Um TCC chega na banca com 10, mas vai perdendo nota conforme as coisas que eles vão esquecendo ou vem faltando” finalizou.
 

Por Henrique Miguel

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page